top of page
  • Foto do escritorFelipe Borges

O Poder da Comunicação Jurídica

Recentemente, fizemos uma pesquisa, junto a usuários da plataforma do LinkedIn, para saber qual o principal desafio na relação contratual entre o empresariado e os prestadores de serviços jurídicos. Este foi o resultado:




A grande dificuldade, segundo os participantes da pesquisa, é a comunicação difícil entre empresas e o setor jurídico. O tema deste post é sobre a comunicação jurídica, e por qual motivo devemos trabalhar para simplificá-la.

A comunicação jurídica é a forma de expressão utilizada pelos profissionais do Direito, para transmitir informações relacionadas ao campo jurídico. Acontece que ela é muitas vezes marcada por termos técnicos, em latim, que prejudicam a compreensão. E essa falta de entendimento gera uma série de problemas, como a falta de acesso à justiça, a desconfiança no sistema jurídico e, consequentemente, a violação de direitos.

A complexidade prejudica, de imediato, o povo, pois, este não irá entender seus direitos e deveres. Uma parte será excluída totalmente do acesso à justiça e outros irão viver na insegurança de não saber em quem podem confiar a solução de seus problemas.

Por sua vez, a linguagem simples irá contribuir para a inclusão e a cidadania de grupos que muitas vezes são excluídos pelo sistema jurídico. Também irá aumentar a confiança nas leis. Afinal, é mais difícil acreditar e confiar naquilo que não compreendemos.

Ao melhorar a comunicação entre os profissionais do Direito e os cidadãos, fica mais fácil avaliar impactos de decisões e julgamentos na vida das pessoas. Em resumo, fica mais fácil confiar que o sistema jurídico pode trazer mais justiça.  

No campo dos negócios e das relações pessoais em geral, a linguagem simples pode ajudar a prevenir e resolver conflitos, facilitando o diálogo e a negociação entre as partes envolvidas, evitando a judicialização excessiva e a violência.

É verdade que muito já foi feito em termos de melhoria na comunicação jurídica. Mas, o resultado da pesquisa é um feedback valiosíssimo que mostra que ainda existe um caminho de melhorias que deve ser percorrido, para que possamos nos comunicar melhor e ajudar ainda mais pessoas com suas questões jurídicas.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page